INFORMAÇÕES DA TRILHA OLARIA
• Nível de dificuldade: Média
• Percurso total da trilha: 41 km
• Somatório de elevação: 181 m
• Duração média da trilha: 3 a 4 horas
• Ponto de Encontro: SAI DA TOCA Grill e Cervejaria, estrada Parque Contorno DF001, Condomínio Portal do Lago Sul - Jardim Botânico, Brasília - DF.
• Horário de concentração: 08:00 horas
📍 ITENS OBRIGATÓRIOS
Capacete, luvas e óculos.
SOBRE A TRILHA
A trilha Olaria está localizada nas imediações do Jardim Botânico e da DF-001 no sentido da BR-040. Seu nome faz referência aos “tijolos” de poeira no nariz adquiridos pelos ciclistas no trajeto durante o período seco (*)
A trilha inicia no comércio do Jardim Botânico próximo à entrada da Avenida do Sol, em frente ao Restaurante Sai da Toca, Unidade JB. Atravessando a DF-001 há uma pista paralela ao Jardim Botânico de Brasília-JBB que segue em frente à Reserva do IBGE com aproximadamente 14 km de estradão de terra batida e areia em alguns pontos. Na sequência, chega-se a um trecho de eucaliptos da Fazenda Água Limpa da UNB-FAL. Após isso, ocorre o retorno à DF-001, para acesso ao “Areal”, famoso por fazer parte das trilhas “Buritis” e “Romualdo”. Ao entrar no “Areal” são mais 4,5 km até a porteira de acesso à Fazenda Xangui, que se encontra exatamente no meio da trilha. A fazenda possui um atrativo interessante, a Cachoeira Três Quedas, que é acessada a pé, acrescentando 1.900m de trilha e 60 metros de desnível. De lá, o retorno ao comércio do Jardim Botânico é feito pelo mesmo caminho da vinda.
É uma trilha que aparece como uma oportunidade para quem já tem experiência em asfalto se tornar um ciclista de mountain bike ou um membro iniciante que queira experimentar o seu primeiro percurso mais longo. Isso porque a trilha possui 41 quilômetros a serem percorrido integralmente na estrada de terra, sem grande desgaste ou exigência de técnica e a altimetria é baixa, quase sem subidas. Ainda é possível um presente que é banho de cachoeira no meio do caminho.
(*) o nome da trilha foi proposto pelo Coordenador Luiz Felipe, crédito do humor concedido a ele.
Trilha inserida no calendário do Grupo Rebas do Cerrado no mês de Setembro de 2024. A proposta e o mapeamento da trilha foram feitos pelos integrantes e coordenadores do Grupo, Luiz Felipe "Candango" e Verônica Foltynek.
PONTOS RELEVANTES DO PERCURSO
Todo o trecho paralelo ao JBB, IBGE e FAL deve ser feito na pista externa. A entrada nas reservas é PROIBIDA.
A FAZENDA XANGUI
Esse trecho da trilha é realizado em área particular. A Xangui é uma fazenda de turismo rural e cobra pelo acesso à Cachoeira Três Quedas. Os valores são R$10,00 por bicicleta e R$ 50,00 por carro. O contato da Fazenda consta do sítio eletrônico https://www.instagram.com/fazendaxangui_turismo_rural/ .
RECOMENDAÇÕES
🔹Segurança
Procure sempre pedalar em grupo de 10 ou mais bikers,
Acompanhe quem conhece a trilha ou alguém que esteja usando GPS,
Tenha sempre com você um meio de comunicação: rádio (canal 20.12), celular, apito, ...
Luvas e capacete são importantes e de uso obrigatório,
Se possível, monte um pequeno kit de primeiros socorros,
Tenha um kit de sobressalentes p/reparos e câmara reserva.
🔹Alimentação
Tenha sempre água e comida suficiente para todo o percurso,
Alimente-se bem antes de pedalar,
Sentiu-se mal durante a trilha??? Avise a quem estiver do seu lado.
🔹Atitudes Individuais
Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio",
Ao ouvir "esquerda", "direita" ou "meio" não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado,
Ao passar por uma porteira ou colchete, mantenha-os fechados,
Traga de volta o lixo que produziu
Website Builder Software