INFORMAÇÕES DA TRILHA AMANACI
Nível de dificuldade: DIFÍCIL
Percurso total da trilha: 45 km
Duração média da trilha: 4 a 5 horas
Ponto de Encontro: Posto de combustíveis de Edilândia/GO, BR070, Km 40, Edilândia/GO.
Horário de concentração: 08:00 horas
ITENS OBRIGATÓRIOS
Capacete, luvas e óculos.
SOBRE A TRILHA AMANACI
A ideia de inclusão da trilha no calendário do Rebas surgiu depois de um evento organizado pelo Instituto NEX (No Extinction) e apoiado pelo grupo em SET/2021. O evento teve como finalidade a divulgação do trabalho realizado pelo NEX, uma associação sem fins lucrativos que mantém um criadouro científico, com finalidade de criar, recriar, reproduzir e manter espécimes da fauna silvestre nativa em cativeiro e também para realizar e subsidiar programas de conservação dos felinos dos animais recebidos resgatados e encaminhados pelo Ibama. Um desses felinos é justamente a onça pintada AMANACI que traz uma história de luta e superação. Amanaci tornou-se um dos principais símbolos da negligência humana que ocorreu no Pantanal, quando incêndios destruíram parcialmente o paraíso de biodiversidade. Em meio a milhões de hectares de mata queimados e milhares de animais mortos, a felina quase teve suas pegadas para sempre apagadas da história: precisou enfaixar as patas após sofrer queimaduras de terceiro grau. As feridas, recuperadas, deixaram marcas profundas, pois a onça-pintada não poderá voltar a vagar livremente pelo Pantanal brasileiro.
O trajeto começa no posto de combustível de Edilândia, seguindo no sentido Brasília, e entra na estrada de terra no km 2,5. A trilha se desenvolve totalmente por estradas de terra com algumas ocorrências de areia fina e fofa (talco) e valas. Dependendo da época do ano esses obstáculos podem ser poeira na seca ou lama ocasionada pelas chuvas. No km 11 é possível acessar a prainha do Rio Areias para um banho de rio. Os povoados de Aparecida de Loiola e Morrinhos estão no trajeto e dispõem de comércio para reabastecimento de água engarrafada.
Observem os detalhes da altimetria no arquivo do Wikiloc. As subidas mas significativas são as dos km 11, 15 e 43km. Especial atenção, cuidado e controle de velocidade devem ser observados nas descidas devido ao risco de queda e do movimento de veículos.
RECOMENDAÇÕES
🔹Segurança
Procure sempre pedalar em grupo de 10 ou mais bikers,
Acompanhe quem conhece a trilha ou alguém que esteja usando GPS,
Tenha sempre com você um meio de comunicação: rádio (canal 20.12), celular, apito, ...
Luvas e capacete são importantes e de uso obrigatório,
Se possível, monte um pequeno kit de primeiros socorros,
Tenha um kit de sobressalentes p/reparos e câmara reserva.
🔹Alimentação
Tenha sempre água e comida suficiente para todo o percurso,
Alimente-se bem antes de pedalar,
Sentiu-se mal durante a trilha??? Avise a quem estiver do seu lado.
🔹Atitudes Individuais
Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio",
Ao ouvir "esquerda", "direita" ou "meio" não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado,
Ao passar por uma porteira ou colchete, mantenha-os fechados,
Traga de volta o lixo que produziu
AI Website Builder