INFORMAÇÕES DA TRILHA BARRÃO FLONA
• Nível de Dificuldade: MÉDIA
• Percurso total da trilha: 31 km
• Duração média da trilha: 3 horas
• Ponto de Encontro e Ponto Zero: Sede da Floresta Nacional de Brasília, BR070, Km 1 - Taguatinga.
• Horário de concentração: 08:00 horas
📍 ITENS OBRIGATÓRIOS
Capacete, luvas e óculos.
SOBRE A TRILHA E A FLONA
Mais uma trilha Rebas na Flona? Sim, a sexta! E, esta, especialmente criada por sugestão de um Rebas que conhece como poucos o local, o Wesley, mais conhecido como Barrão, e, assim, já está explicado o nome da trilha.
De dificuldade média a trilha tem 31 km e conta com uma boa mescla de estradinhas e singletracks, passando por trechos inéditos em trilhas Rebas ou pouco usados pelos ciclistas, além de outros cantos já conhecidos por quem veste o manto verde.
Com inicio em estradinhas planas, entre eucaliptos e pinheiros, a trilha começa a ficar mais movimentada a partir do km 6 com uma pequena descida e depois um singletrack com algumas pedras e buracos que leva até a tradicional barragem da Flona (atenção ao atravessar a pinguela).
A subida após a barragem é o trecho mais exigente da Flona, razoavelmente longa, com trechos inclinados e algumas pedras e buracos.
Um pouco mais adiante, uma das melhores novidades nessa trilha, um grande trecho de singletrack que começa no km 11 e vai até o km 16 entre eucaliptos e pinheiros, sinuoso, com vários obstáculos (troncos no chão), que exigem muita atenção e habilidade dos bikers!
Outro ponto interessante a seguir é a Bica d’água, boa para se refrescar e encarar a subidinha que vem logo a seguir. Depois da bica, o restante da trilha segue mais plano, alternando estradinhas e singletracks até retornar à Sede da Flona.
A FLONA é uma área de proteção ambiental e importante nascente de manancial de água que abastece Brasília. Portanto, é importante observar a disciplina de preservação e proteção ambiental. É proibido entrar nos mananciais (“mina d'água”, “olho-d'água” ou “nascente”) dentro da floresta. Esses locais são muitos sensíveis e são classificados como área de preservação permanente. É proibido utilizar as áreas que não são de uso público, restringindo-se o pedal apenas aos percursos indicados na nossa trilha ou nos mapas da FLONA.
CURIOSIDADE
A Floresta Nacional de Brasília possui o maior circuito sinalizado de MTB dentro de uma Unidade de Conservação. É nesse circuito que acontece o Desafio FLONA de MTB.
RECOMENDAÇÕES
🔹Segurança
Procure sempre pedalar em grupo de 10 ou mais bikers,
Acompanhe quem conhece a trilha ou alguém que esteja usando GPS,
Tenha sempre com você um meio de comunicação: rádio (canal 20.12), celular, apito, ...
Luvas e capacete são importantes e de uso obrigatório,
Se possível, monte um pequeno kit de primeiros socorros,
Tenha um kit de sobressalentes p/reparos e câmara reserva.
🔹Alimentação
Tenha sempre água e comida suficiente para todo o percurso,
Alimente-se bem antes de pedalar,
Sentiu-se mal durante a trilha??? Avise a quem estiver do seu lado.
🔹Atitudes Individuais
Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio",
Ao ouvir "esquerda", "direita" ou "meio" não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado,
Ao passar por uma porteira ou colchete, mantenha-os fechados,
Traga de volta o lixo que produziu
Trilha Barrão FLONA
AI Website Creator