INFORMAÇÕES DA TRILHA POÇO AZUL
 Percurso total da trilha: 58 km
• Duração média da trilha: 5 a 6 horas

• Ponto de Encontro: Floresta Nacional de Brasília, BR070 Km 1, Taguatinga.
• Horário de concentração: 07:30 horas

ITENS OBRIGATÓRIOS
Capacete, luvas e óculos.

SOBRE A TRILHA
A trilha do Poço Azul também não é bem uma novidade, pelo menos não para a galera das antigas ou que moram na região, mas até então é inédita em nosso Calendário.

A versão Rebas da trilha Poço Azul buscou trazer alguns ingredientes adicionais para o percurso assim distribuídos: Os primeiros 6,8 Km, ainda dentro da FLONA, será exatamente na primeira metade da Trilha Bob King, momento em que o percurso sai da FLONA para a travessia da DF-001. Muita atenção na travessia devido ao transito intenso e alta velocidade na rodovia.

Após a travessia da DF-001 seguiremos margeando o Parque Nacional de Brasília, até o km 25,4, trecho que faz parte da Trilha União. No single encontraremos pequenos desafios do tipo curvas e depressões e em alguns momentos, próximo à cerca de arame farpado, pode haver capim alto. Recomenda-se cuidado, especialmente nos pontos de ultrapassagem para que não ocorram acidentes. E expressamente proibido pedalar do lado de dentro da cerca do Parque Nacional de Brasília.

A terceira etapa consiste na continuidade do singletrack por mais 2,3 km sendo os primeiros 500 metros técnicos em descida em curva, raízes, atoleiro e com travessia de duas pequenas pontes de madeira, então começamos uma pequena subida em dobletrack com inclinação de até 19% e com capim alto.

Vencida essa etapa é hora de descer para o Poço Azul, e mais uma vez é feita a travessia da DF-001. A entrada da fazenda é feita passando as bikes sobre a porteira. Serão praticamente 3 Km em descida com até 40% de downhill em terreno com pedras soltas e valas, exigindo técnica e prudência do biker.

Feita a descida sugerimos trabalho em grupo para a travessia do riacho e, logo em seguida, começa o trabalho de subida. Mas antes vale a pena uma visita ao Poço Azul, afinal estamos na metade do percurso. Devido ao tipo de solado das sapatilhas deve-se ter muita atenção e cuidado com a possibilidade de escorregar ao passar nas pedras molhadas.

Depois de refrescar no Poço e tirar muitas fotos é hora de voltar. Na subida há uma escadaria que exigirá um certo esforço e, logo em seguida, vamos encarar 5 Km de subida em terreno de pedras e algumas valas. Na altura do km 32,5 há uma vendinha bem estruturada onde podemos abastecer de bebidas e lanches. Um pouco mais adiante, no km 35, alcançamos a DF-001. Caso o biker queira fazer um giro em maior velocidade essa é a opção, apesar de alguns carros trafegarem em velocidade e levantando poeira. É possível manter uma velocidade média próxima dos 30 Km/h.

O acesso à FLONA será feito pelo mesmo local de onde saímos no km 6,8. Após adentrar a FLONA o trajeto até a Sede será a segunda parte da trilha Bob King, retornando então ao ponto inicial da trilha.

CURIOSIDADE
Complexo de Cachoeiras do Poço Azul - O Poço Azul é provavelmente a cachoeira mais conhecida dos moradores de Brasília, porém, pouca gente sabe que o local onde esta bela queda está localizada abriga também outras 07 cachoeiras. É um local situado na cabeceira do vale do córrego Poço Azul, na Chapada da Contagem, promove o ecoturismo e o contato com a natureza em suas diversas ações, rica em recursos hídricos e vegetação por toda a propriedade. Por situar-se em relevo de chapada, os córregos e pequenos afluentes formam belas paisagens entremeadas entre os interflúvios, com matas ciliares se destacando diante dos grandes campos de cerrado que envolve toda a região do vale do rio da Palma. O Complexo de Cachoeiras do Poço Azul é um belíssimo local que abriga incontáveis quedas e poços para banho. Lá você encontra cachoeiras para todos os gostos e tamanhos, algumas bem próximas ao estacionamento e outras que lhe desafiam a enfrentar trilhas íngremes com grande dificuldade de acesso, tudo isso tendo a vegetação do cerrado e a Chapada da Contagem como cenário. 

VALOR DA ENTRADA NO POÇO AZUL
Na portaria do Poço Azul é cobrado o valor de R$ 10 (dez reais) para o acesso de ciclistas.

RECOMENDAÇÕES
🔹Segurança
Procure sempre pedalar em grupo de 10 ou mais bikers,
Acompanhe quem conhece a trilha ou alguém que esteja usando GPS,
Tenha sempre com você um meio de comunicação: rádio (canal 20.12), celular, apito, ...
Luvas e capacete são importantes e de uso obrigatório,
Se possível, monte um pequeno kit de primeiros socorros,
Tenha um kit de sobressalentes p/reparos e câmara reserva.

🔹Alimentação
Tenha sempre água e comida suficiente para todo o percurso,
Alimente-se bem antes de pedalar,
Sentiu-se mal durante a trilha??? Avise a quem estiver do seu lado.

🔹Atitudes Individuais
Na ultrapassagem, avise a posição por onde irá passar: "esquerda", "direita" ou "meio",
Ao ouvir "esquerda", "direita" ou "meio" não mude de direção ou velocidade até ser ultrapassado,
Ao passar por uma porteira ou colchete, mantenha-os fechados,
Traga de volta o lixo que produziu

Trilha POÇO AZUL

 

Percurso e download do arquivo

Ver e baixar do Wikiloc o arquivo GPS

Clique aqui

Baixar o arquivo em formato GPX

Clique aqui

O que você encontra na trilha Poço Azul
Subidas desafiadoras
Cachoeiras
Descidas rápidas e belos visuais

® Rebas do Cerrado © Copyright 2024 Mobirise. Todos os direitos reservados.

Drag and Drop Website Builder